Crônica... o que é...

Crônica... o que é...

  "  Crônica"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


"Nota: Se procura os livros da Bíblia, consulte I Crônicas."



"Uma crónica (português europeu) ou crônica (português brasileiro) ..."

...é uma narração, segundo a ordem temporal.

..."O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal."



Crônica

Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, familiaridade entre o escritor e o leitor, onde se falam fatos comuns que acontecem no dia-a-dia das pessoas. No fundo, autores de [ crônicas], levantam discussões sobre a importância do trabalho na vida das pessoas, sobre a incompetência dos governos em resolver o problema do desemprego, etc.

Características

A crônica é uma narrativa
Em resumo, podemos determinar dois pontos:
  • Normalmente possui uma crítica indireta.

  • Muitas vezes a crônica vem escrita em tom humorístico.

Origem

A palavra crônica deriva do Latim chronica que significava, no início da era cristã, o relato de acontecimentos em ordem cronológica (a narração de histórias segundo a passou a fazer partes que sucedem no tempo). Era, portanto, um breve registro de eventos.
No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Ela apareceu pela primeira vez em 1799, no Journal de Débats, publicado em Paris.
Esses textos comentavam, de forma crítica, acontecimentos que haviam ocorrido durante a semana. Tinham, portanto, um sentido histórico e serviam, assim como outros textos do jornal, para informar o leitor. Nesse período as crônicas eram publicadas no rodapé dos jornais, os "folhetins".
Essa prática foi trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX e era muito parecida com os textos publicados nos jornais franceses. Alencar foi um dos escritores brasileiros a produzir esse tipo de texto nesse período .
Com o passar do tempo, a crônica brasileira foi, gradualmente, distanciando-se daquela crônica com sentido documentário originada na França. Ela passou a ter um caráter mais literário, fazendo uso de linguagem mais leve e envolvendo poesia, lirismo e fantasia.
Diversos escritores brasileiros de renome escreveram crônicas: Machado de Assis, João do Rio, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Henrique Pongetti, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, etc.
Ainda hoje há diversos escritores que desenvolvem esse gênero, publicando textos em jornais, revistas e sites.

Tipos de Crônica

Crônica Descritiva

Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.

Crônica Narrativa

Próxima ao conto.Narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular.Comprometimento com fatos cotidianos.É uma história curta; narra os acontecimentos em ordem cronológica; aborda um tema banal, do cotidiano; desenvolve os elementos da narrativa; desperta a imaginação do leitor.

Crônica Dissertativa

Opinião explícita, com argumentos mais “sentimentalistas” do que “racionais

Crônica Narrativo-Descritiva

Pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. da narraçao e futebol

Crônica Lírica

Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito do ser.

Crônica Poética

Versos poéticos em forma de poetista. Considerado, o melhor cronista, Rubem Alves, fez uma crônica poética chamada "Emoções", que está no seu livro "Sem sim e sem não".

Crônica Jornalística

A Crônica no sentido jornalístico (escrever notícias em diferentes áreas: crônica política, crônica policial, crônica artística)

Crônica Histórica

"  Ver também"



Postar um comentário

0 Comentários